História da arte com argila


          O que é arte
           

A arte significa habilidade para o povo do ocidente. Para que o objeto fosse visto como obra de arte teria de ser bem acabado, não precisando ser belo, mas transmitir valores éticos e morais.
O ócio e as coisas feitas por si mesmas, as coisas belas, para Aristóteles, não apenas valem mais, mas devem determinar e dominar as coisas úteis e necessárias, pois no final das contas elas devem servir a esta vida humana livre, ociosa, divina, cuja ação mais feliz é a contemplação do real, da verdade, das coisas belas.
Muitas são as definições sobre o conceito de arte, mas o importante é que a arte ajuda as pessoas a construírem sua própria identidade e a tornarem-se conscientes dela.
Após o Renascimento, surgiram as escolas de arte. Que passou a significar expressão da subjetividade do artista: expressão dos sentimentos, desejos, emoções etc. A obra passou a ser aquela que revela originalidade e provoca uma experiência estética do apreciador, levando-o ao conhecimento de si, do mundo e da vida.


          Arte com argila

A argila é um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre. As argilas se classificam em duas categorias: Argilas Primárias e Argilas Secundárias ou Sedimentares. As primeiras são formadas no mesmo local da rocha mãe e têm sido pouco atacadas pelos agentes atmosféricos. Possuem partículas mais grossas e coloração mais clara, são pouco plásticas, porém de grande pureza e possuem alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo. 
A argila é um silicato de alumínio hidratado, composto por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. São espalhados pela superfície da terra chegando a basicamente 75% das rochas sedimentares do planeta. Há uma grande variedade de materiais possíveis de classificação neste grupo, quase todos possuem composição semelhante, mas há pequenas variações.
Derivam em geral de rochas base do tipo cristalina e eruptiva como os feldspatos, granitos e basaltos que em um processo longo e lento de decomposição por efeito de agentes geológicos como vento, chuvas, temperaturas frias e quentes e a erosão pelas partículas de areia que carregadas pelo vento causam a fragmentação da rocha maciça em grãos de vários tamanhos.
Argilas e caulins são materiais plásticos, pois têm a propriedade de quando misturados com água em devidas proporções, apresentarem a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se quer. Quando seca ainda crua basta adicionar água para que voltem ao estado de plasticidade.


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. Cultura em Argila - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger