Mãe África Esculturas

Diversos fatores levaram a coroa portuguesa a se interessar pela substituição do índio pelo africano. As epidemias e as fugas, assim como a dificuldade encontrada pelos negociadores de capturar os nativos.
Trazidos de forma subumana pelos traficantes, em navios negreiros com população acima de 300 escravos, a viagem era carente de água e alimentos, essa escassez causava a morte. Há bordo do navio os escravos sofriam maus tratos, devido à superlotação e até mesmo o terror das experiências vividas, que debilitava física e mentalmente os africanos. Na travessia, em alto mar, alguns acabavam cometendo suicídio, e seus corpos jogados ao mar. De acordo com relatos de alguns escravos e do próprio frei Sorrento, capuchinho italiano, em uma viagem abordo de um navio que trazia mais de novecentos escravos em dezembro de 1649, escreveu: ”aquele barco [...] pelo intolerável fedor, pela escassez de espaço, pelos gritos contínuos e pelas infinitas misérias de tantos infelizes, parecia um inferno”. ALBURQUEQUE ET AL (2006, p.50).


Com os escravos, foram apreendidas muitas formas de cultivo. Os europeus os trouxeram para trabalhar e servir nas grandes plantações e nas cidades, mas acabaram influenciando, tendo um papel civilizador e transmitiram para a sociedade elementos valiosos de sua cultura. São esses aspectos que Jailson busca destacar nesse projeto.
Baseado em toda essa história, o artista apresento o projeto denominado MÃE ÁFRICA com Estatuetas em 2012. Conta uma fração da história dos negros que vieram da África para o Brasil como escravos nos idos dos séculos XVII e XIX.
O Projeto inicialmente foi exposto no Palácio das Artes, localizado em Barreiras-BA, mas será estendido a várias cidades do país.
Escolas e faculdades têm um lugar de destaque, e será levado mais conhecimento aos estudantes; revivendo a história dos negros, história essa de muita importância para nós brasileiros e tão pouco comentada nos tempos modernos.


Obs.: As peças referentes ao projeto "MÃE ÁFRICA" destacadas com um "MA" em seus títulos como referência. (as peças são para venda; interessados entrar em contato). 
TEMOS UM GRANDE OBJETIVO E ESPERAMOS QUE VOCÊS POSSAM NOS AJUDAR. TODA A RENDA ARRECADADA COM A COMERCIALIZAÇÃO DAS PEÇAS SERÁ REVERTIDA EM UMA OBRA DE FUNDO SOCIAL. TEMOS A INTENÇÃO DE CONSTRUIR UMA OFICINA, UM ATELIÊ PARA MENORES CARENTES ONDE APRENDERÃO A ARTE DE SE TRABALHAR COM ARGILA. 
A INTENÇÃO É DESCOBRIR NOVOS ARTISTAS E O QUE NO COMEÇO PODE SERÁ APENAS UMA BRINCADEIRA, PODERÁ SER PARA ELES SUA FONTE DE RENDA NO FUTURO.
NOS AJUDE! ADQUIRA UMA PEÇA.... ACREDITAMOS QUE "A UNIÃO FAZ A FORÇA!"
OBRIGADO.


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. Cultura em Argila - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger